23 janeiro 2009

Script para verificar LOg do Squid e bloquear paginas selecionadas

Caros amigos leitores,
Uma das minhas maiores dificuldades, em relação a administração do proxy (SQUID), sempre foi ter que ficar analisando os relatórios de utilização de internet (SARG). Na maioria das vezes os meus relatórios tinha mais de 1.000 linhas de sites visitados. Imagine você verificando um por um. É de enlouquecer.
Lendo muitos posts e matérias sobre a utilização de alguns comando para coletar palavras em determinados arquivos. Resolvi da uma paradinha e escrever meu script. Vocês não tem noção como isso facilitou a minha vida.
Qual a função deste Script.
  1. Fazer um append das informações que deseja bloquear no arquivo pré-existente em seu SQUID.
Como funciona o Script.
  1. Este script tem a função de fazer uma varredura nos arquivos de log do SQUID (access.log, access.log.1…). Conforme escolhido pelo usuário.
  2. Coletar os sites com as palavras pré-estabelecidas.
  3. Incluir os sites no arquivo já existente e bloquea-los.
O que será necessário.
Bom programei este arquivo, visualizando o meu ambiente que é baseado no DEBIAN 4.0. Mas você pode altera-lo quando quiser. Setando os seus diretórios de preferencia.
Utilizei o editor de texto mcedit (Midnight Commander). Para voce implementar este pacote, segue a regra logo abaixo:
#apt-get update
#apt-get –y install mc
Mas caso deseje optar por qualquer outro edito, basta apenas voce trocar as linhas onde esta o mcedit pelo de sua preferencia.
Caso alguém vier a melhorar este script, gostaria que fosse compartilhado junto a este BLOG, pois muito mais pessoas irão usufruir deste beneficio.
[Ver o código] [Download Script]

Este material encontra-se publicado no VOL (Viva o Linux). http://www.vivaolinux.com.br/dica/Script-para-verificar-LOGs-do-Squid-e-selecionar-paginas-a-serem-bloqueadas/
Observação: A coleta dos sites são baseadas pelas palavras mencionadas em seu arquivo. Mas muitas vezes vai ocorrer de voce localizar paginas de conteudos licitos junto as palavras mencionadas. Exemplo: Palavra Sexo, retorna www.uol.com.br/sexo, mais com conteudos de saude publica. Ou seja, apos voce fazer esta varredura, visualize o arquivo. Para que voce não faça bloqueio indesejados.
Um abraço a todos…
Postar um comentário